sexta-feira, 22 de março de 2013

COMO ASSIM?!?...

No livro Como Assim?!..., a história que mudou a vida de milhares de pessoas, o ex-faxineiro nordestino conta como venceu obstáculos na capital paulista até se tornar um empresário de sucesso, à frente de empreendimentos em regiões como Pinheiros e Avenida Paulista.


Ex-faxineiro, ex-garçom, ex-vendedor de cachorro quente, ex-assistente de importação, entre outras atividades, e hoje empresário de sucesso, Ednelson José da Rocha Albuquerque, o Tedd Albuquerque, lançou sua autobiografia. No livro, mostra como histórias curiosas da infância na pequena Barreiros, Pernambuco, e dos difíceis primeiros anos em São Paulo, serviram não só de lição de vida para ele e outras pessoas cuja trajetória transformou, mas influenciaram na Economia Criativa do Brasil.
O lançamento foi na galeria Como Assim?!... na praça Benedito Calixto, onde ele mantém seu bem sucedido modelo da primeira loja colaborativa no País, com diversos expositores apresentando suas criações e produtos. Instalações de cenas do livro vão ter artistas representando desde a loucura – que precede a ousadia de ideias criativas – até situações do autor menino e outros personagens em momentos hilários.
“Uma história emocionante que vai fazer sorrir, chorar, sonhar e querer por em ação algumas de suas ideias” diz a cantora e amiga Wanderléa, referindo-se a ele no prefácio do livro como “visionário maluco, empreendedor cativante” .
A atriz Fabiana Karla compara-o ao personagem Grilo Falante: falastrão, simpático e inteligente. Ela lembra na orelha do livro de momentos ímpares, como o de Tedd se aventurando como garçom em uma casa de espetáculos quando a garrafa de Buchana´s que ele servia foi quebrada - seu preço lhe custaria três semanas de trabalho. “ Quem conhece o Tedd – continua Fabiana Karla - pode imaginar que na ocasião ele estava envolto em uma poça de lágrimas, querendo doar até um rim se preciso fosse para conseguir pagar.” Não foi necessário. Uma senhora se compadeceu, bancou a garrafa de uísque e ainda o indicou para trabalhar em uma empresa de informática como assistente de importação. Era a deputada Ercy Ayala.
A vida começou então a mudar para Tedd, que dormia numa “cama quente” (cobrada por hora de uso). Mas, para se sustentar até que o ordenado viesse no final do mês, ele precisou fazer faxina na casa da secretária da deputada. Detalhe: deixava como diferencial um bolo quentinho no forno antes de ir embora.
Tedd Albuquerque utiliza suas histórias de superação em São Paulo para transmitir os conceitos de um dos temas que mais aprecia: a Economia Criativa. 
Sua trajetória está marcada pela inteligência e criatividade em empreender novos modelos de negócios, como a feira de produtos diferenciados e artesanais que promove aos domingos nos corredores do Shopping Center 3, na Avenida Paulista. A feira é reconhecida como a Camden Town brasileira e maior incubadora de talentos da América Latina.
O nome do empreendimento e do livro foi extraído da reação das pessoas com as quais ele conversava sobre um espaço alternativo que misturaria moda, arte, sustentabilidade, solidariedade e cultura em todas as suas vertentes. “Quem não entendia minha viagem, aparentemente psicodélica, rebatia - Como Assim?!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial