quarta-feira, 18 de abril de 2012

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PEQUENAS EMPRESAS

Com o objetivo de discutir temas que impactam o ambiente das micro e pequenas empresas, o Sebrae Nacional vai promover, entre quarta e sexta-feira (18 a 20), o Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios. O evento, que será realizado em São Paulo, terá entre os palestrantes o prêmio Nobel de economia Paul Krugman e o ex-ministro Delfim Netto.
"Estamos completando 40 anos da atuação do Sebrae e é fundamental debater o novo cenário da economia, hoje com um ambiente muito mais favorável ao empreendedorismo", afirmou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
Na pauta do seminário, os desafios dos pequenos negócios no atual cenário mundial, bem como as oportunidades de mercado criadas com a ascensão da nova classe média. Também serão debatidos temas como ambiente legal, sustentabilidade e inovação.
O seminário terá cerca de 300 convidados, entre representantes do poder público, imprensa, acadêmicos, empresários e instituições de apoio aos pequenos negócios.
Nos três dias de evento, serão realizadas cinco mesas temáticas. A meta é debater o momento atual da economia brasileira, que além de reunir dados favoráveis nos últimos anos, deve receber investimentos em função de grandes eventos esportivos que serão promovidos no País. 
No primeiro dia de evento, o economista Paul Krugman vai apresentar os rumos da economia global e debater também como as micro e pequenas empresas podem aproveitar as oportunidades de mercado. Ele recebeu o Nobel em 2008 por um trabalho que tratava da dinâmica de escala na troca de bens entre os países. Para falar do cenário nacional o convidado é o ex-ministro Delfim Netto. 
Já no dia 19, serão promovidas três mesas temáticas sobre a competitividade das MPE. A primeira será sobre sustentabilidade e contará com a participação do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos; do acadêmico Stuart Hart, da Cornell University; e do empresário Pedro Passos, co-presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos.
Um segundo debate tratará da inovação nos dias atuais e as perspectivas para o futuro. Os debatedores serão o acadêmico Charles Edquist, da University of Lund; Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e o empresário Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau. Também no dia 19, a nova classe média será tema de debate com o pesquisador Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); o publicitário Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto de Pesquisas Data Popular; e o empresário Romero Rodrigues, do grupo Buscapé.
A terceira mesa, no último dia de seminário, vai discutir o ambiente legal e as políticas públicas que envolvem as micro e pequenas empresas. As apresentações serão feitas por representantes de instituições que desenvolvem trabalho semelhante ao do Sebrae em outros países. O debate será promovido pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, por representantes de instituições dos Estados Unidos, do Chile, e da África do Sul, e pelo senador José Pimentel, que vai falar sobre a visão do governo federal.
Eu estarei por lá em vários destes momentos e espero ter ótimas idéias para novos posts aqui no Lounge Empreendedor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ficarei feliz em conhecer sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Preferidos do Lounge Empreendedor

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial