quarta-feira, 25 de maio de 2011

EMPREENDEDORISMO E JORNALISMO

Foto: Vinícius Fonseca / Agência LUZ
Jornalistas da rádio Estadão/ESPN, da TV EPTV Central, do portal Estadão.com e da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios foram os grandes campeões da etapa estadual do 3º Prêmio Sebrae de Jornalismo. O anúncio foi feito ontem (24) durante cerimônia que reuniu mais de 100 jornalistas paulistas.
Criado para estimular a cobertura jornalística do segmento das micro e pequenas empresas e colocar o empreendedorismo em foco na mídia, gerando discussão sobre o tema e disseminando conhecimentos, o prêmio é realizado anualmente pelo Sebrae e revista Imprensa e homenageia as reportagens produzidas sobre o desenvolvimento dos negócios de micro e pequeno portes.

Bruno Caetano
Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o prêmio é uma forma de valorizar a relação com a mídia, "uma vez que os veículos de comunicação são uma das grandes fontes de informação sobre negócios - ficando atrás apenas do contador e do empresário do mesmo ramo. O recorde de inscrições nesta edição mostra que estamos no caminho certo". Este ano, das 1033 inscrições ao prêmio, 165 foram da mídia paulista.
Durante seu pronunciamento, Caetano informou os presentes sobre a criação de diversas ferramentas que vão proporcionar ainda mais fontes de informação aos jornalistas. "Estamos investindo neste caminho. Este ano ainda teremos a Agência Sebrae-SP de Notícias, agregando web rádio e web TV, mobile site, entre outros".
Ricardo Tortorella
O diretor técnico do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, acredita que a premiação reconhece quem de fato valoriza as micro e pequenas empresas. "Queremos animar ainda mais os jornalistas a escreverem cada vez mais sobre o tema, porque eles são fundamentais para a difusão do conhecimento".
Dividido em três etapas - estadual, regional e nacional - o prêmio avaliou as reportagens em quatro categorias: impresso, rádio, TV e web, e sete critérios: relevância do conteúdo; investigação; escrita; produção; impacto e benefício público; ética; originalidade; inovação e criatividade.
Os vencedores da etapa estadual receberam um troféu e um Ipad, mais a vaga na disputa Regional com reportagens de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A etapa final reunirá jornalistas de todo o País, em Brasília, no próximo 1º junho, concorrendo ao prêmio máximo de R$ 25 mil.
Ao final do evento, que teve o pocket show da cantora da nova geração da MPB, Bruna Caran, (EU ADORO!!!) o Sebrae-SP lançou o workhop Sebrae-SP para Jornalistas - Gestão e Microeconomia, que acontecerá a partir de setembro deste ano, levando as principais informações sobre o universo da micro e pequena empresa como indicadores econômicos, perfil das MPEs, balanço, desafios, tendências, casos de sucesso, entre outros.

Os vencedores

Impresso: a reportagem do jornalista Sérgio Tauhata, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de julho de 2010, abordou O Caminho do Sucesso de uma empresa de tecnologia que enfrentou todos os obstáculos capazes de fazer um estabelecimento fechar as portas e os aprendizados para empreendedores iniciantes e estabelecidos no mercado. Ao agradecer a premiação, Tauhata de diz gratificado em mostrar para o público histórias tão inspiradoras. "Vimos muitas histórias de vida, de transformação, de gente que persegue os sonhos, histórias de superação. Este é o melhor lado do jornalismo".

Radiojornalismo: Apresentando Negócios Sociais, do repórter Wellington Carvalho, da rádio ESPN/Estadão, antiga Eldorado, mostra, em pouco mais de 5 minutos, como a ideia dos negócios sociais, que une a eficiência do mundo dos negócios com as causas sociais, mudou a vida de diversas pessoas em várias partes do País. Representado pelo colega Paulo Henrique Souza, por telefone o vencedor agradeceu emocionado prêmio, lembrando que sua pauta aliou negócios sociais e a importância das MPEs.

Telejornalismo: a melhor reportagem de TV foi do interior do Estado de São Paulo. Durante a Semana Global do Empreendedorismo, que acontece anualmente em novembro, a EPTV de São Carlos, afiliada da TV Globo, apresentou uma série de reportagens que mostraram como sair da informalidade, manter um negócio competitivo, as histórias e práticas de quem cresceu e gerou empregos, entre outros temas. A equipe de Fábio Ventura e Kelly Godoy abordou os mais relevantes assuntos ligados ao empreendedorismo, em uma verdadeira prestação de serviços ao setor e à sociedade. "Estamos muito felizes com esta premiação. Foi um trabalho muito emocionante contar a história do empreendedorismo, como manter o sucesso dos negócios e como não falir", afirmou Fábio Ventura.

Webjornalismo: outro exemplo de serviço aos consumidores foi o simulador financeiro para as empresas produzido pelo site Economia & Negócios, do grupo O Estado de S. Paulo. Com a matéria O Seu Negócio na Ponta do Lápis, da repórter Nívea Terumi Miyakawa, o empresário recebeu um passo a passo para estudar se o empreendimento pode dar lucro, qual o valor de investimento inicial, a necessidade de financiamento e o tempo estimado de retorno do capital. Um incentivo para que o futuro empreendedor se planeje, primeiro passo para garantir a viabilidade de seu negócio. Além disso, o material apresentou textos de apoio e vídeos com dicas de consultores para esclarecer as dúvidas dos internautas. "É muito bom receber este prêmio, porque o desafio de construir esta pauta foi muito grande. Fizemos a ferramenta pensando no leitor", afirmou Nívea.

Infelizmente, eu mesma não consegui estar na entrega do prêmio em função de problemas de saúde, mas não poderia deixar de registrar no Lounge Empreendedor uma iniciativa tão legal que mistura duas das minhas grandes paixões: Jornalismo e Empreendedorismo.
Parabéns ao ganhadores!

Texto de Cinthia Cunha e Paola Bello, com edição de Eliane Santos
Fonte: Portal SEBRAE-SP

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